PR e RP- Relações Públicas

PR e RP- Relações Públicas

PR e RP- Relações Públicas: Ao contrário do que muita gente pensa, Inbound PR não significa simplesmente adicionar assessoria de imprensa ao Inbound Marketing. Essa nova metodologia começa antes do Marketing – e vai muito além dele.

Dessa forma, entendemos RP como uma mentalidade mais do que uma profissão. Ou seja, uma mentalidade de gestão da comunicação e, como tal, dentro do Inbound PR, o papel de RP é fazer a sincronização dos objetivos de negócio com os objetivos de Marketing e Comunicação.

press release, ou comunicado à imprensa, como o próprio nome sugere, é um anúncio ou informativo para os veículos de comunicação acerca de atividades da empresa. Embora possa parecer simples, redigir e divulgar um press release não é uma tarefa fácil. O press release pode ser apenas uma coisa que a empresa deseja comunicar, como um novo serviço ou um novo posicionamento de marca, mas pode também ser uma reação a algum fato anterior (uma polêmica, por exemplo).

Inbound PR significa conectar objetivos de negócio com RP, marketing, tecnologia e vendas.

Alguns pontos são cruciais para o bom funcionamento do Inbound PR. Por exemplo, a intenção conjunta de alinhar os esforços de diferentes equipes, como Marketing e Vendas, para gerar mais resultados de negócio.

Além disso, o objetivo na construção de reputação digital, fazendo uso em especial de técnicas de Marketing Orgânico. Por último, vale ressaltar a importância do estudo de Marketing Ágil da empresa, para mapear o seu estado de execução e seus objetivos para o futuro.

Qual significado PR?

O termo PR significa Public Relations, ou Relações Públicas (RP), em português. As Relações Públicas são uma atividade responsável pela construção e manutenção das redes de relacionamento das organizações com seus diversos públicos. Logo, está diretamente ligada ao coração dos negócios.

E se, no passado, o profissional de RP era aquele que estava entre a empresa e uma notícia, hoje, soma-se a isso a responsabilidade de alinhar as expectativas dos públicos com os gestores das organizações. Isso contribui também, vale o destaque, para a geração de resultados financeiros às empresas. Sendo assim, é posição do profissional à cargo das Relações Públicas nas organizações a responsabilidade pela comunicação sincronizada.

O que é Inbound PR?

O Inbound PR é uma metodologia ágil que sincroniza Marketing, Relações Públicas, Vendas e Tecnologia em um lugar só. O método foi criado pela relações públicas Ariane Feijó que, por base em estudos acadêmicos e em experiências profissionais, desenvolveu uma maneira inovadora de fazer a comunicação integrada das empresas.

Diferencial do método Inbound PR?

Muitas empresas optam por ações isoladas de comunicação – ou redes sociais, ou assessoria de imprensa, ou publicidade. Não pensam, contudo, nos impactos na reputação e até mesmo nas vendas das empresas. Lado a lado com a curiosidade de como usar melhor as redes sociais e a tecnologia para atrair melhores clientes, empresas e agências enfrentam a frustração de não conseguir comprovar resultados financeiros diante da cobrança permanente do ROI (Retorno sobre o Investimento) destas ações.

O ROI é uma entre tantas siglas corporativas que, muitas vezes, não são questionadas e seguem sendo repetidas na Comunicação e no Marketing, sem a sua completa compreensão. Esta métrica não contempla a totalidade dos resultados e processos de comunicação e Marketing. Isso porque o retorno sobre o investimento em comunicação é tangível (vendas e/ou crescimento financeiro) e intangível (a reputação, a imagem e a identidade). Por isso, o Inbound PR trabalha com grupos de métricas, e não apenas com uma ou outra métrica adotada de outra área de negócio.

Benefícios do Inbound PR?

Sincronizar Relações Públicas com Marketing Digital é uma prova que a multidisciplinariedade só vem a somar para as organizações0. Isso porque, ao fazer uso dos principais conceitos dos segmentos, as marcas ganham credibilidade no all line e, também, passam a atingir seu público em diferentes contextos. PR e RP- Relações Públicas

Confira os inúmeros benefícios que o Inbound PR traz para as empresas abaixo: 

  • Geração de leads e, consequentemente, mais fechamento de vendas
  • Construção de patrimônio digital
  • Foco no Marketing Orgânico, que possui menos custos para as empresas
  • Integração entre os setores das empresas
  • Maior aproximação com a persona da marca
  • Alinhamento de objetivos de negócios constante
  • Melhor posicionamento no ranking do Google

Funcionamento do Inbound PR?

No Inbound PR, não olhamos para as mídias de forma isolada, mas também de forma sincronizada. E elas são as mídias: própria, social, espontânea e paga. Dessa forma, ao trabalhar a comunicação na mentalidade RP, as organizações:

  • Têm mais visibilidade;
  • Repercutem cada ação desenvolvida para conversar com as suas personas por mais tempo – ou seja, construir relacionamentos;
  • Geram vendas e constroem reputação simultaneamente.

Sendo assim, a execução do Inbound PR passa por sistematizar o Marketing e a Comunicação para que as estratégias de reputação e vendas sejam mais baseadas em dados e menos em intuição. Isso para que o cliente seja considerado nos planejamentos de comunicação corporativa como um público-alvo próximo, que não mais fica a cargo apenas do Marketing.

Além disso, muitas das técnicas descritas em Inbound Marketing sempre foram práticas de Relações Públicas. Dentre elas, estão:

  • Relações com a imprensa;
  • Criação de relacionamento com potenciais clientes para gerar negócios melhores;
  • Estabelecimento de parcerias;
  • Comunicação constante com os públicos de interesse das organizações através do envio de materiais educativos, e-mails, informativos e comunicados;
  • Criação de relacionamento com potenciais clientes para gerar negócios melhores;
  • Estabelecimento de parcerias.

O que o Inbound Marketing trouxe de inovador para os negócios e que sempre foi uma carência da comunicação são as métricas e o foco no resultado e nas soluções a partir das personas.

O mercado está em constante profissionalização, visto que é uma atividade relativamente nova, bem como aponta para mais oportunidades. Já descrevemos quais as principais atividades que profissionais de RP desempenham, mas vamos listar alguns cargos que um profissional de RP pode ocupar: 

Assessor de comunicação e Assessor de imprensa Gerente de eventos Relacionamento com o cliente Comunicação institucional Jornalista de marca 

Essas são apenas algumas opções. É claro que, como em qualquer outra profissão, o RP não desempenha todas essas funções. Estamos apresentando possíveis campos de atuação desse profissional.

Apesar de o RP não ser responsável por toda a produção de conteúdo, ele cuida de todo o processo que engloba blogs, redes sociais, sites e vídeos, bem como a publicação de materiais sobre a empresa em veículos externos.

Já as Relações Públicas têm o poder de contribuir para o aumento da base de leads, mas, principalmente, têm o poder de conduzir visitantes no processo de se tornarem clientes. Através da comunicação constante, educar e gerar reputação para as organizações.

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